Postagens populares

domingo, 1 de julho de 2012

Razão, razão, emoção...

Sou irracional, às vezes. Aliás, queria eliminar a Razão, essa com R maiúsculo, kantiana, do meu universo.
Por muito tempo busquei racionalizar o que sentia, o que é uma contradição em si: Sinto primeiro, penso depois. Para pensar no que senti, buscar um entendimento, é preciso que haja o que ser "explicado": o sentir!
E tudo o que eu possa dizer sobre ele o desqualifica, o empobrece.
Bom ou mau, faça doer ou dê prazer, o sentimento é de outra ordem, que não a da razão.
Sei o quanto há de impossível nessa "missão". O mundo nos cobra explicações ("científicas", de preferência), e nós obedecemos.
Não falo em suprimir a inteligência, minha possível idiotice não vai a tal ponto, mas a supervalorização do "cientificamente provado" que impera há tanto tempo neste nosso mundo, muitas vezes me cansa.
Gosto, na verdade, de me saber capaz de reagir, ainda que perca com isso a razão (com r minúsculo), e gosto muito também de me fazer perdoar sem precisar explicar matematicamente o que me fez agir de tal ou qual modo.
Opto pelo caminho da emoção, mesmo que uma "força maior" me faça, por exemplo, estar aqui escrevendo isso. Porque não dá pra ser, no mundo, apenas o que a gente quer ser. Sei que não dá.
Mas uma coisa: só me magoa quem me importa. Só peço desculpas e desculpo quem me importa.
E "me importar" tem muito mais a ver com coração do que com razão...
Não quero ser cerebral, a não ser para aprender e explicar coisas. Sentimentos não.
O sentido das coisas não está nas coisas, isso é fato. Por isso, é tão difícil a comunicação e a compreensão dos sentidos/sentimentos pelas palavras.
As palavras traem. Os sentimentos não.
Ao contrário de Bandeira, eu diria que as almas é que se entendem. Os corpos, por vezes, também. E é a verdadeira maravilha quando isso acontece, dos dois se entenderem! Melhor: sem necessidade de explicações!
As almas podem até chegar ao entendimento pela via do corpo, mas é preciso a alma para sentir o prazer que resulta disso.


                                                                         Miriam Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário