Postagens populares

segunda-feira, 23 de abril de 2012

23 de Abril...Dia do Choro!


O Choro surgiu no Rio de Janeiro em 1870, como o resultado da fusão de ritmos europeus  - danças de salão européias (como o schottisch, a valsa, o minueto e, especialmente, a polca ) - com ritmos afro-brasileiros.
Eram utilizados, entre outros instrumentos, violão, flauta e cavaquinho. No início do século XX começou a ser cantado, deixando de ser apenas instrumental. Aproxima-se do maxixe e do samba e adquiriu um rítmo mais rápido, agitado e alegre. Nesta mesma época surge o chorinho ou samba-choro, também conhecido como terno, por causa da delicadeza e sutileza de sua melodia.
O Dia Nacional do Choro foi estabelecido em 23 de abril, data do aniversário de um de seus maiores nomes, Pixinguinha.
Além deste, o chorinho tem nomes de peso na sua história, tais como Jacob do Bandolim, Waldir Azevedo, João de Barros e Benedito Lacerda, dentre outros.
Um belo exemplo do choro cantado, estilo que segue atraindo legião de fãs da boa música,  temos em “Lamento”, feliz parceria de Pixinguinha e Vinícius de Moraes, interpretado aqui pela maravilhosa Ademilde Fonseca, que nos deixou recentemente, em Março deste ano de 2012. Hoje deve estar tendo chorinho no céu... uma reedição desta gravação, quem sabe?

Nenhum comentário:

Postar um comentário